O Laboratório de experiências de garagem (LEG) teve suas primeiras ações realizadas no espaço de pesquisa e produção em arte contemporânea Dança no andar de cima, no âmbito da pesquisa pessoal de Eduardo Mota Cardoso Escarpinelli e Italo Adler. Os trabalhos se iniciaram com a participação dos dois artistas na oficina do Software Isadora, ministrada pelo pesquisador e artista italiano Armando Menicacci. Armando ministrou uma oficina na qual os dois artistas (Ítalo e Eduardo) se conheceram e começaram a frequentar o Dança no andar de cima com um proposta no papel. Essa proposta foi transformada no projeto que foi contemplado no Edital da artes da prefeitura de Fortaleza em 2011 na categoria Arte e cultura digital – prêmio Ricardo Rosas.
Durante o processo de pesquisa o Leg conseguiu avançar muito em relação sua proposta e as expectativas foram alcançadas de maneira satisfatória. O Leg cumpriu os acordos firmados no projeto tais quais: objetivo geral foi atingido, criamos um laboratório de pesquisa ou investigação teórico-prática de instalações sonoro visuais interativas. Além de cumprir os objetivos específicos e as contrapartidas. As contrapartidas se referem a uma oficina e uma mostra. Está marcado e divulgado na programação da Vila das Artes a oficina intitulada Live Eletronics que consiste em 5 dias de aulas práticas e teóricas e inclui uma mostra no último dia; a apresentação do trabalho proposto que se configura como um recorte de todo o trabalho que o Leg realizou neste período.
LABORATORIO
EXPERIENCIAS
GARAGEM
O laboratório de experiências de garagem é um projeto de pesquisa que gerou ações formativas e práticas que fazem parte do contexto da arte sonora e das novas mídias. Os trabalhos usavam tecnologias de produção de áudio e imagens como o Pure Data, Sonic Pi, Super Collider, Chuck e Processing.
Aprendizagem, criação e produção começam diante das expectativas que as imagens técnicas, os sons e as tecnologias de produção digital nos apresentam. Tudo isso faz parte das reflexões do laboratório e permeia suas pesquisas e produções. A condição humana diante do inevitável mundo da comunicação e da informação.